Qual a lógica por trás dos números arábicos?

Os números que todos usamos (1, 2, 3, 4, 5, 6, etc) são chamados “números arábicos”, para os distinguirmos dos “números romanos” (I, II, III, IV, V, VI, etc).Os árabes popularizaram estes números, mas a sua origem remonta aos comerciantes fenícios que os usavam para contar e fazer a contabilidade comercial.

Mas alguma vez pensou por que motivo “1” significa "um", “2” significa "dois“, etc...?

Os números romanos são fáceis de compreender mas… Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios?


Muito simples:
Trata-se de ângulos
É pura lógica. Se você escrever o número na sua forma primitiva, verá que:

O número 1 tem um ângulo.
O número 2 tem dois ângulos.
O número 3 tem três ângulos e assim por diante
E o "O" não tem ângulo nenhum.
Porém ao longo dos anos estes números sofreram transformações perdendo essa idéia de ângulos, ou seja, eles tomaram formas para ficarem mais bonitinhos, formas arredondadas pela estética, pois nosso cérebro aprecia as formas arredondadas, tanto é que a maioria dos homens adora mulheres com curvas bem feitas, por esse gosto que nosso cérebro tem pelo redondo, então foi ajustado para os números que temos hoje.

Saiba qual é a origem dos números




Os numerais que nós utilizamos no dia a dia (entenda-se por “nós” todos os países do mundo) têm uma razão bem clara para cada formato: os ângulos. Os desenhos dos números possuem exatamente o número de ângulos que eles representam. Isso, é claro, na forma arcaica como eram escritos, modificada com o passar do tempo.


Conhecidos como números arábicos, hoje, sabe-se que a mais provável origem dos numerais é hindu. Tudo começou com um livro que reunia conhecimentos de matemáticos da Índia. Eles estabeleceram as dez letras (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0) como forma de organização, devido ao fato de possuirmos dez dedos e isso facilitar a contagem. Então cada número sete (7), por exemplo, deveria ser formado por uma representação gráfica com sete ângulos.Al-khwarizmi foi o árabe responsável pela organização do material em um livro chamado “Sobre a arte hindu de calcular”. Os números foram popularizados, então, como notação de Al-khwarizmi, levando, anos depois, a serem conhecidos pelo termo algorismus, no latin, algarismo em português.