Blocos de Conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental



Blocos de Conteúdos de matemática


A educação básica é dividida em:

Educação infantil
Ensino fundamental I ( Anos Iniciais)
Ensino fundamental II ( Anos Finais)
Ensino médio.

A matemática do ensino fundamental é dividida em diversos blocos de conteúdos ou eixos estruturantes. Conforme o mapa mental acima.

A visualização desse mapa mental e o conhecimento dos campos da matemática facilita a compreensão e organiza o seu pensamento trazendo uma visão ampla dessa ciência e desenvolvendo suas habilidades de como estudar matemática.

Utilizarei a nomenclatura adotada pelo Ministério da Educação – MEC, tendo em vista a busca pela uniformização do currículo nacional de matemática. E também para ficar mais simples a relação da matemática com as diretrizes curriculares do MEC para as escolas.

Os Blocos de conteúdos de matemática são:

Estruturas Lógicas;
Números e operações;
Espaço e forma;
Grandezas e medidas;
Álgebra e funções e
Tratamento de informações.



Estruturas Lógicas

O desenvolvimento do raciocínio lógico é imprescindível para a alfabetização e letramento na Matemática.

Para o estudante compreender bem a ideia de número é preciso ter desenvolvido estruturas como: classificação, correspondência, inclusão, ordenação e sequenciação.

Números e operações


É a parte que estuda os números e suas operações. É o bloco mais elementar da matemática, sendo a base para os demais blocos. Afinal de contas, um dos conceitos mais primitivos é a noção de quantidade. Assimilado até mesmo por um macaco. Se você colocar na frente de um macaco uma banana de um lado e um cacho de banana do outro qual será o lado que ele irá?
Números

É um símbolo usado para definir quantidade, ordem ou medida. Foi um dos primeiros conceitos assimilados pela humanidade para sistematizar a matemática.

Os números são organizados em conjuntos. Que foram sendo descobertos conforme aumentava a necessidade e o conhecimento matemático humano. São eles:
Números naturais (ℕ)
Números inteiros (ℤ)
Números racionais (ℚ)
Números irracionais
Números reias (ℝ)
Operações

As operações matemáticas são procedimentos realizados entre os números para a concretização de uma ideia e que segue sempre uma mesma lógica ( regra). Algumas operações possuem um conjunto de propriedades notáveis.
As operações fundamentais são:
Adição
Subtração
Multiplicação
Divisão
Outras operações:
Potenciação
Radiciação
Logaritmação

Espaço e forma


É o bloco de conteúdo da matemática que estuda a forma, tamanho e posição das figuras no espaço. Foi desenvolvida a partir da interação da humanidade com a terra.



Grandezas e Medidas


Esse é um bloco de conteúdo bastante presente em nossas vidas. As grandezas mais comuns no ensino fundamental são: tempo, massa, comprimento, capacidade e temperatura. E que medidas estão associadas a essas grandezas? Hora, minuto, segundo, quilo, grama, miligrama, quilômetro, metro, centímetro, milímetro, litro, mililitro e graus são as mais usuais.

Álgebra e funções


É o bloco de conteúdo que estuda a ideia de variável de um número em um conjunto de regras definidos por expressões algébricas. Essas variáveis ( representadas por letras) são manipuladas usando as regras de operação aplicáveis aos números, como adição, multiplicação e outras.
Funções

É a relação entre dois conjuntos estabelecida por regras definidas.
Ex.: f(x)=3x+2f(x)=3x+2
Equações algébricas

São igualdades entre conjuntos de regras e operações do qual estão envolvida variáveis.
Ex.: x2+5x+6=0x2+5x+6=0

Tratamento de Informação


Esta é uma área do conhecimento que pode ajudar nossos alunos a realizarem uma leitura crítica da realidade. Trataremos como um dos blocos de conteúdos da matemática por estarmos focado na educação básica. Entretanto, é composto pela estatística que é uma ciência que estuda a frequência de ocorrência de eventos usando teorias probabilísticas e pela probabilidade que utiliza um conjunto de regras matemáticas para entender o comportamento de eventos incertos ou conhecidos. Como por exemplo, calcular a probabilidade de cair o número 3 ao ser lançado um dado.

O que acharam dessa distribuição? Participe, deixe o seu comentário e conversamos logo abaixo.



Fonte: 

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/03/3-ensino-fundamental-anos-iniciais.pdf

http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2014/03/4-ensino-fundamental-anos-finais.pdf