Teorema de Pitágoras e suas aplicações

Enunciado que afirma que o quadrado (produto da multiplicação de uma quantidade por ela mesma) do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo (que tem um ângulo reto) é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, chamados catetos. A hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto do triângulo retângulo.
Por exemplo, no triângulo retângulo, de hipotenusa desconhecida que chamaremos de x cm, e catetos com 12 cm e 5 cm, temos que determinar o valor da hipotenusa sem precisar medir com algum instrumento, fazemos:


Teorema de Pitágoras constitui, na chamada Geometria Euclidiana, uma base para definições de distância. Através de uma triangulação, por exemplo, é possível fazer levantamentos topográficos.
Pitágoras de Samos (580a.C.-500a.C.) é o filósofo grego a quem se atribui a demonstração do teorema pela primeira vez. Ele e os seus seguidores são responsáveis por pesquisas importantes em Matemática, Astronomia e teoria musical.
Esse Teorema tem grande aplicação nos dias de hoje, inclusive na aeronáutica, são utilizados os conceitos de Pitágoras para que não haja colisão nos voos que são feitos cálculos constantemente para as rotas de aviões. Veja como a matemática é interessante. Esse Teorema pois descoberto por volta do Século V a.C., e Pitágoras não fazia nem ideia do que era um avião, e hoje é algo comum para nós. O Grande Pitágoras tem uma frase bem legal, que diz "Os números governam o mundo", se ele falava naquela época isso, imagine qual seria o pensamento dele hoje caso estivesse vivo, com a evolução das tecnologias... Como seria sua concepção? Agora pense e análise como seria o mundo hoje sem a matemática e poste seus comentários.

Bons estudos!
Fonte: fernandoloppes.blogspot.com.br