NASA divulga imagem colorida artificialmente de Plutão

 Embora ainda não haja a confirmação de que a sonda New Horizons sobreviveu à sua passagem por Plutão, isso não impediu a NASA de divulgar uma nova imagem do planeta-anão. No caso, a organização publicou uma nova fotografia colorida artificialmente que permite compreender mais sobre o astro e sua lua Charon.
A imagem foi registrada pela câmera LORRI (Long Range Reconnaissance Imager), mas sua colorização coube à Ralph, outra câmera capaz de trabalhar com os aspectos visíveis e infravermelhos da luz. O resultado mostrado é resultado do uso de três filtros de cor presentes no equipamento (vermelho, azul e verde), cujos dados foram combinados para gerar uma única fotografia.
As cores falsas usadas são usadas por cientistas como forma de diferenciar as regiões geológicas de Plutão — o “coração” do astro, por exemplo, se revela na verdade duas localizações que parecem constituídas por materiais distintos. O aspecto que se destaca, no entanto, são os polos escuros de Charon, cujo tom avermelhado indica a presença de hidrocarbonetos orgânicos. A teoria vigente é que esse material escapou de Plutão e foi atraído pelo polo da lua, algo que deve ser comprovado (ou não) nas próximas semanas e meses.
Via TecMundo.

Fonte(s)

Imagens