
Na oportunidade, foram divulgados dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), o qual apontou que mais de 70% dos pais não acompanham a rotina dos seus filhos na escola, e que 40% não sabem o que eles fazem nas horas livres. Também foi discutido como o uso dos celulares e redes sociais têm influenciado no baixo rendimento dos estudantes, apontado como um problema recorrente nas escolas do município. “Inibir o uso do celular e suas tecnologias não é o caminho, afinal a tecnologia chegou para facilitar a nossa vida, e na escola não pode ser diferente”, apontou Joselmo, professor de matemática da unidade escolar; que demonstrou como essas tecnologias têm sido usados nas suas aulas.
O professor apresentou sua plataforma digital onde são disponibilizadas diariamente videoaulas dos conteúdos abordados em sala de aula. Atividades digitais, simulados, jogos e aplicativos educacionais também fazem parte do portfólio do professor no portal.
A coordenadora pedagógica, Claúdia, ressaltou a importância da família na escola como peça chave para uma escola pública de qualidade, e parabenizou aos estudantes pelos seus empenhos nas Olimpíadas de Matemática 2017 - OBMEP.
Os membros do conselho tutelar levaram como tema a importância da parceria entre escola, pais e conselho; onde foram discutidos a responsabilidade dos pais na formação educacional dos seus filhos, que por sua vez, não pode ser transferida para a escola ou conselho tutelar. Através de uma dinâmica a conselheira Elissandra conseguiu demonstrar isso com muita clareza.
O encontro foi finalizado com um vídeo do filósofo e professor, Mário Sérgio Cortella, que abordou a diferença entre "educação e escolarização", o qual esclareceu o papel da escola, que é a escolarização, e o papel dos pais, que é a educação dos seus filhos. (vejam no vídeo abaixo)